
Fundada em 10 de novembro de 1982, por um grupo de médicos do bairro, a Somei (Sociedade dos Médicos da Ilha do Governador) acaba de completar 40 anos ininterruptos de valorização da ciência médica e também dos profissionais de medicina, bandeiras sempre defendidas pela entidade.
Sendo a primeira sociedade médica de bairro do Rio de Janeiro, a Somei permanece firme nos seus ideais, com reuniões científicas mensais ininterruptas, sempre na última quarta-feira de cada mês. Diversos médicos, que são verdadeiras sumidades e muito conceituados na medicina, proferem suas palestras para a Somei, pela grande representatividade e respeito que o órgão possui dentro do cenário médico carioca e nacional.
Presidente da Somei desde 2008, o médico Rômulo Capello Teixeira muito se orgulha de toda essa trajetória:
– É uma enorme satisfação e também uma grande responsabilidade poder presidir a Somei, ao longo desses 14 anos, pois o nosso trabalho precisa manter a excelência que a entidade conquistou nessas quatro décadas de valorização da saúde e dos médicos – afirmou Rômulo Capello, que em setembro foi eleito para mais um mandato de três anos à frente do órgão.
Ao longo desses 40 anos, diversas autoridades públicas, que também exercem a medicina, já palestraram na Somei, como secretários municipais e estaduais de saúde, representantes do Ministério da Saúde, presidentes, conselheiros e diretores do CFM (Conselho Federal de Medicina) e do CREMERJ (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro); membros da SOMERJ (Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro), da AMB (Associação Médica Brasileira) e da ABMM (Associação Brasileira de Medicina Militar).
Os médicos e demais profissionais de saúde que desejarem se associar à Somei devem entrar em contato pelos telefones 3363-2200 / 97959-6300 ou mandar um e-mail para somei@somei.com.br
– É sempre um prazer poder receber novos colegas no nosso quadro associativo e todos serão sempre muito bem-vindos. Com certeza, estarão somando para que as chamas da Somei permaneçam vivas e valorizando a saúde – disse Rômulo.

O reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido pela SOMEI é bastante amplo. O Comodoro José Moraes, ouvido pelo Jornal GOLFINHO, salientou “o grande benefício intelectual proporcionado por essa entidade à nossa Ilha do Governador, durante todas essas décadas”:
– Para o Iate Clube Jardim Guanabara é uma honra poder sediar, ao longo dos anos, a maioria das reuniões científicas da Somei, bem como os seus congressos anuais. Parabenizo toda a sua Diretoria e os médicos filiados, por terem atingido essa marca tão admirável.
O Diretor do Jornal GOLFINHO, Alzir Rabelo, seguiu a mesma linha:
– Nos sentimos úteis e colaborativos por fazermos, mensal e religiosamente, a cobertura jornalística das reuniões da Somei e em podermos levar ao grande público da Ilha do Governador informações tão importantes.